Configurando o email marketing com o Mailchimp

Mailchimp é uma plataforma americana de automação de marketing e serviço de email marketing. É o nome comercial de seu operador, Rocket Science Group, uma empresa americana fundada em 2001 por Ben Chestnut e Mark Armstrong, com Dan Kurzius entrando em uma data posterior.

A plataforma de marketing é uma das mais completas e utilizadas por profissionais da área. Ela ajuda você a gerenciar e se comunicar com seus clientes, consumidores e outras partes interessadas. Nossa abordagem do marketing é focada em práticas saudáveis de gestão de contatos, campanhas com design elegante e análise de dados poderosa.

O Mailchimp é um aplicativo baseado na web que funciona na maioria dos navegadores, o que significa que você não precisa baixar nem instalar qualquer software no seu computador. Para que o Mailchimp funcione adequadamente no seu navegador, você precisa habilitar cookies, pop-ups e JavaScript.

Neste artigo, você vai aprender a começar a usar o Mailchimp integrado com a Digital Seller e criar campanhas incríveis, além de mostrar alguns recursos úteis para você usar no seu trabalho dentro da sua loja virtual.

Configurando a sua conta para campanha de email marketing

Quando você se inscreve em uma conta do Mailchimp, você insere o seu nome e endereço de e-mail e nós enviamos um e-mail de ativação. Quando receber o e-mail de ativação, clique no link para ativar a sua conta.

Da próxima vez que fizer login no nosso site, acompanharemos você pelas etapas seguintes da configuração. Você deve incluir seus dados de perfil, como site e endereço físico, e conectar suas contas de mídias sociais. Se você vende produtos online, terá a opção de conectar sua loja ao Mailchimp.

Para saber mais sobre a criação de contas, leia o artigo Criar uma conta.

IMPORTANTE: Para a integração com a plataforma da Digital Seller funcionar, o MailChimp determina que, no mínimo, o perfil do contrato seja Standard, conforme indicado na imagem abaixo:

Integração com a plataforma da Digital Seller

A integração é via API

API é um conjunto de instruções, rotinas e padrões de programação usadas para que se possa acessar um aplicativo baseado na internet. Com isso, é possível que um computador ou outro aplicativo “entenda” as instruções deste aplicativo, interprete seus dados e possa usá-los para integração com outras plataformas e softwares, gerando novas instruções que serão executadas por esses softwares ou computadores.

Criando a API Key no Mailchimp

A primeira coisa a se fazer, é criar a chave chamada API Keys, acessando o seu cadastro do Mailchimp. Segue manual indicando o processo a ser executado:

https://mailchimp.com/pt-br/help/about-api-keys/

Abaixo, a tela dentro do Mailchimp onde se deve copiar a API Key:

Uma vez copiada a API Key, deve-se colar na plataforma da Digital no Caminho abaixo:

Configurações / Lojas / Ação / Marketing, no campo – Mailchimp API Key

Veja passo a passo:

 

Na aba Marketing, também pode ser definido a quantidade de horas para o sistema considerar o carrinho abandonado para enviar as informações. Caso não seja configurado, será considerado o tempo de 1 (uma) hora como padrão.

Feito isso, a API já estará disponível e funcionando em no máximo 1 hora.

Os dados integrados entre a Digital Seller e Mailchimp para os clientes logados são:

● Produto  – Código E-commerce, nome, valor, data

● Carrinho – Todos os produtos

● Cliente – Nome, sobrenome, Data nascimento, Email, telefone e endereço(bairro, cidade, uf, pais, cep)

Relatórios na Digital Seller

No painel administrativo do Digital Seller existem diversos relatórios para acompanhar todos os itens que são integrados com a Mailchimp.

Na tela de cadastro dos produtos existe uma aba chamada “Email marketing”, que exibe o registro das integrações com ferramentas de e-mail marketing.

Na tela de lista dos clientes, há uma aba dentro do cadastro dos clientes, também com um log possuindo os dados de integração do cliente.

Configurando as campanhas de email marketing dentro do Mailchimp

Veja manual completo da Mailchimp:

https://mailchimp.com/pt-br/help/getting-started-with-mailchimp/

Segue abaixo principais passos:

Passo 1 para criação de campanhas de email marketing



Criando uma regra ou automação

1 – Selecionar a loja desejada

2 – Selecione ou crie um evento