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Saiba como iniciar um programa de afiliados em sua loja virtual.

Programa de afiliados é um sistema que liga dois extremos do processo de vendas: criador/produtor e afiliado/vendedor. Para que seja possível, é preciso utilizar esta função na plataforma da Digital Seller de forma rápida e fácil. No painel administrativo será possível, fornecer os produtos, cadastrar os afiliados parceiros, criar os links de divulgação e entregue as comissões de modo seguro.

Atualmente, a internet permite que empresas aproveitem bem das mais diferentes oportunidades para terem sucesso. E uma dessas alternativas são os programas de afiliados, em que empresas e indivíduos podem gerar uma receita por meio da divulgação de produtos de outros produtores e/ou empresas.

Embora esse modo de empreendedorismo já exista há algum tempo, ainda há muitas dúvidas sobre esse tipo de trabalho. Então, neste post vamos explicar como configurar  um programa de afiliados na plataforma da Digital Seller. Acompanhe!

Primeiro precisamos definir o que é marketing de afiliados?

De forma bem simples e objetiva o marketing de afiliado é o processo de indicar produtos ou serviços de uma determinada empresa para um seu público em seu próprio site ou outro canal através de um banner ou link e havendo a venda a partir desse link receber uma comissão ou premiação por cada venda efetuada. Um afiliado promove os produtos, serviços ou marca da empresa para os visitantes, incluindo links de afiliados em seu conteúdo online. Existem várias terminologias e nomenclaturas importantes que são necessárias saber antes de começar como um programa de afiliado.  Segue abaixo alguns desses termos:

Parceiro ou Profissional de Marketing de Afiliados

Geralmente, blogueiros ou criadores de conteúdo familiarizados com os produtos de uma indústria ou mercado específico.

Link de Afiliado

É uma URL que redireciona os visitantes para um produto ou serviço específico. Este link contém o ID ou nome de usuário do afiliado e permite que o comerciante saiba de onde vem o tráfego.

Nicho

É tópico específico que você pode escolher para tornar seu mercado-alvo mais direcionado. Escolher um nicho que seja relevante para o seu público e que tenha um bom potencial de monetização é importante.

ROI

Retorno sobre investimento se comparado a outros canais, o marketing de afiliados oferece aos comerciantes um retorno sobre investimento (ROI) mais alto, pois é baseado no desempenho. Isso significa que eles pagam apenas por clientes reais em vez de apenas visitas.

Métodos de Pagamento

Alguns dos tipos mais comuns de métodos de pagamento usados ​​pelos comerciantes são:

  • CPS (Custo por Venda) – Você receberá uma taxa fixa por venda ou uma porcentagem do valor do produto ou serviço.
  • CPL (Custo por Lead) – Você receberá o pagamento por cada lead validado e concluído.
  • CPC (custo por clique) – Você receberá o pagamento por direcionar tráfego para o site do comerciante por meio de cliques em anúncios.
  • CPA (custo por ação) – Você receberá o pagamento quando os usuários concluírem as ações que você anuncia (preenchimento de formulários ou pesquisas)

Canais de Marketing de Afiliados

As empresas de marketing de afiliados vêm em diferentes canais e métodos. Os mais utilizados são: Blog, sites, podcasters, portais, instagram, TikTok, Facebook, YouTube e Listas de Email.

Tipos de Marketing de Afiliados

Existem três tipos principais de marketing de afiliados. Cada um deles vem com suas próprias vantagens e desvantagens.

A – Marketing de Afiliados Desvinculado

No marketing de afiliados não vinculados, o afiliado normalmente não tem conexão ou conhecimento relacionado ao produto ou serviço que promove. Portanto, eles não agem como uma voz de autoridade e não podem fazer qualquer declaração sobre o desempenho do produto ou serviço.

B – Marketing de Afiliados Relacionado

Os profissionais no marketing de afiliados relacionado têm alguma conexão e familiaridade com o setor que promovem. Eles normalmente têm conhecimento e influência suficientes para fazer com que as pessoas confiem e se interessem pelo produto ou serviço. No entanto, os afiliados neste modelo de marketing não são necessariamente usuários reais do produto que promovem.

C – Marketing de Afiliados Envolvido

Os afiliados neste modelo de marketing compartilham um relacionamento mais próximo e familiaridade com os produtos e serviços afiliados que promovem. Eles realmente usaram o produto e o acharam satisfatório e valioso.

Essa experiência positiva que eles têm com o produto permite que eles o recomendem com mais confiança. Seu público também confia neles como a voz da autoridade no setor e é mais provável que confie na opinião do afiliado.

Vantagens e Desvantagens do Marketing de Afiliados

Assim como em qualquer outro programa de marketing online, existem várias vantagens e desvantagens em praticar o marketing de afiliados.

Pontos positivos:

A – Marketing de baixo custo – em geral, você não terá que pagar para participar de um programa de afiliados. A maioria das empresas de afiliados cuidará do serviço e do produto, o que significa que você não terá que se preocupar com estoque ou suprimentos.

B – Incentivos baseados em desempenho – a maioria dos programas de marketing de afiliados recompensa você com base em seu desempenho. Isso significa que sua renda pode mudar dependendo de quanto esforço você coloca na promoção do produto ou serviço afiliado por meio de sua plataforma.

C – Menos foco no suporte ao cliente – uma das partes mais difíceis e complexas de administrar um negócio online é fornecer um bom atendimento ao cliente. No entanto, em um negócio de marketing de afiliados, é menos provável que você se envolva com clientes em relação a uma compra ou experiência de compra.

D – Fácil de executar – redes como o programa de afiliados da Amazon geralmente fornecem a seus parceiros todas as ferramentas de marketing necessárias para começar a promover seus produtos e serviços. Você pode criar materiais como banners de anúncios ou um link de afiliado exclusivo e adicioná-los ao seu site.

E – Boa fonte de renda passiva – uma das principais razões pelas quais as pessoas tentam o marketing de afiliados é porque ele ajuda você a ganhar dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo o que você precisa fazer é incluir os links de afiliados em sua plataforma e continuar obtendo receita passiva deles.

Pontos Negativos:

A – Sem controle sobre o programa de afiliados — como você só promove produtos de fornecedores, você não tem controle sobre a qualidade e o processo de atendimento deles. Como afiliado, você também está vinculado às regras do programa que podem mudar ao longo do tempo.

B – Sem garantia de receita – prever quanto você pode ganhar com um programa de marketing de afiliados é quase impossível de se fazer. Envolve muitos fatores intrincados e é altamente improvável que você obtenha a receita desejada imediatamente ao começar.

C – Possibilidade de práticas fraudulentas – mesmo que não seja praticado pela maioria dos profissionais de marketing de afiliados do setor, os links de afiliados podem ser sequestrados e usados ​​para enganar clientes e fornecedores.

D – Existem restrições de publicidade— certos programas de afiliados impõem restrições de publicidade, como não permitir marketing por e-mail ou usar anúncios de pagamento por clique (PPC) com determinadas palavras-chave.

E – Existem requisitos de pagamento– alguns programas de afiliados só lhe darão seu pagamento quando você atingir uma certa quantia de vendas ou dinheiro. Portanto, o marketing de afiliados não é adequado como principal fonte de renda.

Como Iniciar no Marketing de Afiliados em meu site?

Começar com programa / marketing de afiliados na Plataforma da DIGITAL SELLER é relativamente simples, pois você não precisa de muito. Basta seguir algumas dicas, veja:

Pesquise parceiros afiliados com cuidado – antes de fechar com algum afiliado, certifique-se de que ele atende às suas preferências de modelo de comissão, tipo de produto e reputação.

Busque afiliados com conteúdo de qualidade –  Os tipos de conteúdo que você prioriza devem ser compatíveis com as preferências do nicho onde se encontra seu público, assim como ser relevante para as tendências atuais.

Cada parceiro afiliado que desejar efetuar credenciamento deverá preencher o formulário em seu site normalmente fica no rodapé e é bem simples e fácil de ser preenchido. Veja o exemplo na loja demo da Digital Seller. (https://lojademo.digitalseller.com.br/loja/afiliados/acessar)

Após o cadastramento efetuado pelo parceiro afiliado o administrador do site/loja deverá aprovar o seu cadastro. E a partir dai o Parceiro afiliado poderá criar seus anúncios de forma rápida e fácil. Se houver dúvidas veja o manual completo pelo link (https://www.digitalseller.com.br/programa-de-afiliados-na-plataforma-da-digital-seller/)

Com tudo isso podemos dizer que programa de afiliados é uma excelente ferramenta para unir o útil ao agradável. É bom para todos. Uma estratégia de afiliação faz parte da maioria dos e-commerces e infoprodutores e vem obtendo muito sucesso em diversos locais do mundo.

Se sua loja ainda não trabalha com afiliados, talvez seja hora de repensar e, pelo menos, fazer um teste. Para obter sucesso em um negócio 100% digital, pense em uma forma de gerar resultados com programas de afiliados, pois, com certeza, ele trará mais retorno do que qualquer outra forma de monetização virtual.

A DIGITAL SELLER foi criada em 2018 à partir das necessidades das empresas, de não apenas entrar no mercado de e-commerce e marketplace de forma consistente, sustentável e principalmente rentável, mas sobretudo de entrar, permanecer e se sobressair neste mercado tão competitivo e difícil. Nascemos com DNA digital e crescemos junto com os nossos clientes e-commerce. Por isso, nós somos a melhor solução para evoluir seu negócio – independente do tamanho e/ou estágio que ela esteja. Focado na qualidade do atendimento e respeito ao cliente, tudo aliado a um negócio estruturado, inovador e de alta performance. Atuamos de forma consultiva auxiliando os nossos clientes em todo o processo de implantação de sua loja virtual “e-commerce” e marketplaces dando todo o suporte necessário para abrir a seu e-commerce e/ou marketplace de forma profissional e otimizada.

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