Cadastro de departamentos

O que é o cadastro de departamentos?

Os departamentos são cada uma das seções de produtos do seu site e fazer o cadastro deles na Digital Seller, é um processo extremamente simples.

Passo 1

Para iniciar o cadastro de departamentos, a primeira coisa a ser feita é criar os departamentos. É importante definir os grupos e subgrupos de cada departamento. Não se deve abreviar e eles devem ser acentuados e escritos corretamente.

Para criar um departamento é só clicar em “+”, e aparecerá a tela abaixo:

  • Departamento – Nome do departamento a ser criado.
  • Descrição – Descrição de departamento a ser criado através de nossa caixa de edição.
  • Meta título – Além de campo obrigatório na plataforma da Digital Seller, é um dos itens que mais influencia no ranqueamento de visibilidade do Google. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparentes estiverem relacionados à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google. O título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca.
  • Meta descrição – É uma tag de marcação onde o webmaster indica à ferramenta de busca um “mini-resumo” sobre a página. Em seguida, o mecanismo de busca lê esta informação e exibe em seu resultado de busca, quando entender que este “mini-resumo” faz sentido para o termo que o usuário está pesquisando.
  • Meta palavra-chave – Palavras-chave são palavras que resumem os temas principais de um produto. Identificam ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único produto pode conter várias palavras-chave.

Veja mais sobre ranking de pesquisas aqui: https://www.seomarketing.com.br/meta-tags-google.php

Passo 2

Em seu sentido informacional, um dado é o registro do atributo de um ente, objeto ou fenômeno onde registro indica o ato de registrar, ou seja, é a gravação ou a impressão de caracteres ou símbolos que tenham um significado. Para inserir os dados na aba Dados no cadastro de departamentos é bem simples. Confira:

  • Departamento principal – É onde se configura departamentos pais e filhos, ou seja, o que torna a criação de uma árvore de departamentos possível. 
  • Filtros – Onde um ou mais produtos são organizados e exibidos, tendo alguns parâmetros chamados de tags (ou etiquetas) como base de agrupamento.
  • Loja – Campo que define em qual das lojas existentes no banco de dados do cliente, ele vai adicionar tal departamento.
  • URL Amigável – Endereços limpos e simples que direcionam o usuário exatamente aonde ele deseja.
  • Imagem – Imagem que será exibida em uma primeira vista, sem interações com o catálogo.
  • Ícone Miniatura – Imagem que será exibida de forma reduzida em alguns casos específicos, como por exemplo, quando o usuário chegar ao checkout para finalizar a compra.
  • Ícone Transição – Qual a imagem que aparecerá após a interação do usuário com o produto. 
  • Exibir no topo? – Menu que será exibido no departamento principal do topo da página 
  • Colunas – Quantidade de menus dropdown que serão exibidos horizontalmente em colunas
  • Posição – Quando o mouse passa pelo departamento, desce um menu do departamento do topo verticalmente em forma de colunas e a posição define em qual coluna ele vai ser exibido. 
  • Situação – Parâmetro que define se um produto deve aparecer na loja ou não.

Como aparecem no site?

Os departamentos aparecem no site em diversos lugares. Veja alguns exemplos:

  • Menu horizontal

  • Menu vertical 

Veja mais em nossa Central de Ajuda: https://www.digitalseller.com.br/category/base-de-conhecimento