O que é o cadastro de departamentos?
Os departamentos são cada uma das seções de produtos do seu site e fazer o cadastro deles na Digital Seller, é um processo extremamente simples.
Passo 1
Menu Lateral – Cadastros -> Departamentos.
Para iniciar o cadastro de departamentos, a primeira coisa a ser feita é criar os departamentos. É importante definir os grupos e subgrupos de cada departamento. Não se deve abreviar e eles devem ser acentuados e escritos corretamente.

Para criar um departamento é só clicar em “+”, e aparecerá a tela abaixo:


- Departamento – Nome do departamento a ser criado.
- Descrição – Descrição de departamento a ser criado através de nossa caixa de edição.
- Meta título – Além de campo obrigatório na plataforma da Digital Seller, é um dos itens que mais influencia no ranqueamento de visibilidade do Google. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparentes estiverem relacionados à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google. O título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca.
- Meta descrição – É uma tag de marcação onde o webmaster indica à ferramenta de busca um “mini-resumo” sobre a página. Em seguida, o mecanismo de busca lê esta informação e exibe em seu resultado de busca, quando entender que este “mini-resumo” faz sentido para o termo que o usuário está pesquisando.
- Meta palavra-chave – Palavras-chave são palavras que resumem os temas principais de um produto. Identificam ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único produto pode conter várias palavras-chave.
Veja mais sobre ranking de pesquisas aqui: https://www.seomarketing.com.br/meta-tags-google.php
Passo 2
Em seu sentido informacional, um dado é o registro do atributo de um ente, objeto ou fenômeno onde registro indica o ato de registrar, ou seja, é a gravação ou a impressão de caracteres ou símbolos que tenham um significado. Para inserir os dados na aba Dados no cadastro de departamentos é bem simples. Confira:
- Departamento principal – É onde se configura departamentos pais e filhos, ou seja, o que torna a criação de uma árvore de departamentos possível.
- Filtros – Onde um ou mais produtos são organizados e exibidos, tendo alguns parâmetros chamados de tags (ou etiquetas) como base de agrupamento.
- Loja – Campo que define em qual das lojas existentes no banco de dados do cliente, ele vai adicionar tal departamento.
- URL Amigável – Endereços limpos e simples que direcionam o usuário exatamente aonde ele deseja.
- Imagem – Imagem que será exibida em uma primeira vista, sem interações com o catálogo.
- Ícone Miniatura – Imagem que será exibida de forma reduzida em alguns casos específicos, como por exemplo, quando o usuário chegar ao checkout para finalizar a compra.
- Ícone Transição – Qual a imagem que aparecerá após a interação do usuário com o produto.
- Exibir no topo? – Menu que será exibido no departamento principal do topo da página
- Colunas – Quantidade de menus dropdown que serão exibidos horizontalmente em colunas
- Posição – Quando o mouse passa pelo departamento, desce um menu do departamento do topo verticalmente em forma de colunas e a posição define em qual coluna ele vai ser exibido.
- Situação – Parâmetro que define se um produto deve aparecer na loja ou não.
Como aparecem no site?
Os departamentos aparecem no site em diversos lugares. Veja alguns exemplos:
- Menu horizontal
- Menu vertical
Veja mais em nossa Central de Ajuda: https://www.digitalseller.com.br/category/base-de-conhecimento