Nos últimos anos os serviços de armazenamento em nuvem ou simplesmente armazenamento online têm se popularizado muito entre os mais diversos tipos de usuários.
Esta forma de armazenamento de arquivos tem aumentado muito o número de usuários em virtude de suas diversas vantagens. Sobretudo para aqueles que precisam de espaço de armazenamento e transporte de dados em seu dia-a-dia. O armazenamento na nuvem supera o armazenamento em mídias físicas em praticamente todos os quesitos, trazendo vantagens como:
- Sincronia os dados de seu computador em tempo real. Funcionando como uma espécie de backup simultâneo.
- Não precisa carregar nenhuma mídia, basta ter login, senha e conexão com a internet para acessar seus arquivos de qualquer lugar.
- O seu banco de dados pode ser sincronizado com dispositivos móveis como smartphones e tablets, permitindo que você acesse seus arquivos de onde achar mais cômodo ou viável.
- Possível utilizar seu banco de dados como hospedagem, fazendo upload de vídeos e fotos e podendo rodá-los diretamente em um site ou blog.
- Possível enviar arquivos pesados a outros usuários.
Veja abaixo os sites que oferecem serviços de armazenamento na nuvem mais conhecidos e alguns inclusive gratuitos:
-
GOOGLE DRIVE
Uma das mais utilizadas no mundo. O Google oferece armazenamento na nuvem. O plano gratuito do Google Drive, permite até 15GB. O espaço de armazenamento pode ser aumentado até 1TB a partir de planos pagos. Fotos pequenas não ocupam espaço e os arquivos armazenados no Google Docs também não são incluídos na contagem de 15GB.
-
DROPBOX
DropBox, foi um dos primeiros a começar a oferecer serviços de armazenagem de dados online e por isso é o mais famoso. Ele permite o armazenamento de 2GB gratuitos. Podendo ser estendida ou até mesmo se tornar ilimitado de acordo com planos pagos. Além de armazenar arquivos, o DropBox permite que o usuário sincronize seus dispositivos.
Dentre os serviços gratuitos, a ADRIVE é uma das plataformas que oferece a maior capacidade de armazenamento gratuito, 50GB. Mas é bom ter paciência com anúncios, pois você os receberá na mesma proporção de espaço de armazenamento. Os planos para extensão do espaço de armazenamento começam a partir dos 100GB com um custo muito baixo mensalmente. E para contas empresariais, há a possibilidade de fazer acesso multi usuários. Além de possibilitar a criptografia de dados, compartilhamento e backup simultâneo.
Você se lembra do extinto Megaupload? Pois o seu fundador Kim Dotcom criou um serviço de armazenamento na nuvem que bate de frente com grandes plataformas do ramo. O seu plano gratuito oferece 50GB, e há a possibilidade de aumentar o espaço de armazenamento para até 4TB. Vale lembrar que infelizmente este serviço não salva as senhas dos usuários, portanto se for utilizá-lo, lembre-se de fazer um outro backup dos arquivos que forem armazenados.
-
MICROSOFT ONEDRIVE
O OneDrive oferece 5 GB de armazenamento gratuito e está integrado ao ecossistema do Microsoft Office. Isso permite que você armazene, compartilhe e edite documentos do Office de forma colaborativa, além de sincronizar seus arquivos em vários dispositivos.
-
ICLOUD
O iCloud é o sistema de armazenamento na nuvem da Apple que funciona em diversos dispositivos da marca, como iPhone (iOS), iPad e Mac. Na prática, o recurso permite salvar fotos, vídeos, arquivos, notas e senhas e mantém essas informações atualizadas em todos os seus dispositivos automaticamente com segurança. Ou seja, através do iCloud, os usuários podem fazer backup de seus dados e acessá-los de qualquer lugar. O sistema é bastante simples de ser configurado. É possível acessar também os arquivos salvos no iCloud pelo computador Windows. V
É importante ressaltar que, embora essas plataformas ofereçam camadas gratuitas, elas geralmente têm limitações de recursos e podem ter custos associados ao uso de recursos adicionais ou ao exceder os limites gratuitos. Recomenda-se sempre verificar os detalhes e os termos de serviço de cada plataforma antes de usá-las.
Lembre-se de que as políticas de armazenamento gratuito podem mudar com o tempo, portanto, é sempre uma boa ideia verificar os detalhes e os termos de serviço de cada plataforma antes de escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.