Após estudos efetuados em diversos sites de comércio eletrônico brasileiros nossos especialistas da Digital Seller chegaram à conclusão que as lojas virtuais brasileiras poderiam aumentar suas vendas adotando algumas medidas simples e fáceis. Alguns sites se preocupam muito preço e se esquecem que, antes de comprar, o usuário quer ver bem o produto e saber se ele atende às suas necessidades e expectativas, caso contrário não fará a compra. Listamos 07 medidas que podem mudar esse cenário, são elas:
1 – Informação
Inclua o máximo de informação possível sobre sua loja, o produto, condições de pagamento e entrega, etc. Priorize sempre na página o que é relevante para o seu consumidor, assim você aumenta as chances de compra.
2 – Imagens
Exiba imagens em alta qualidade. Com grande quantidade de ângulos, detalhes e com possibilidade de ser ampliada. Quando possível incluir vídeo, eles são ser um diferencial estratégico.
3 – Fonte
Muitos sites ainda usam fonte muito pequenas, ou ilegíveis, ou com pouco contraste, ou focado somente no design o que dificulta a leitura de informações essenciais para decidir a compra: características do produto, prazo de entrega, garantia, etc. Lembre-se que a faixa etária de consumidores tem aumentado e com isso a necessidade de atender a esse público.
4 – Navegação
Quando o usuário fica em dúvida do que comprar e quer ver produtos similares, tem dificuldades. Filtros por marca, faixa de preço e características existem em poucas lojas e os menus secundários desaparecem na página de produto.
5 – Descrição do produto
Evite informação incompleta, incorreta ou com erros de ortografia e de digitação. Quando houver termos técnicos é necessário incluir uma breve explicação e textos mais simples e objetivos. Use o vocabulário do consumidor para que ele se identifique com o site. Cheque se não há dados incorretos ou incompletos. Mostre que o site é confiável.
6 – Botão de Comprar
É um item importantíssimo em qualquer e-commerce que este botão seja de fácil visualização e leitura. Esteja bem destacado, com forma de botão, sem elementos que possam distrair o usuário. Ele também tem que ter uma cor que direcione a ações positivas e
7 – Canais de Comunicação
Seu cliente tem que se sentir seguro. Deixe em local bem visível como o seu cliente pode contatar sua loja. Além disso disponibilize os canais de comunicação que seu cliente gosta mais de usar como: Whastapp, celular, email, etc.
Seguramente com essas medidas seu site ira melhorar sua usabilidade e com isso aumentará suas vendas. Segundo o relatório de EBIT os itens mais importantes no fechamento de um pedido são, confiança, segurança e credibilidade. Fique atento e boas vendas. veja outros artigos no Blog da Digital Seller.