A união faz força no mundo dos marketplaces.
O um dos principais conceitos que está por trás do modelo de marketplace e juntar um grupo com os mesmos interesses e objetivos reunindo assim diversos lojistas em um único portal de vendas aplicando uma estratégia de fortalecimento que pode trazer diversos benefícios. Dentre as mais importantes estão o aumento de oportunidades e a divisão dos custos.
Veja abaixo alguns benefícios por cada grupo de atuação.
1 – Associações e Cooperativas
Essas organizações existem para fortalecer e defender os interesses de um setor ou categoria. Lojistas, agências, indústrias e milhares de outros segmentos contam com uma entidade que participa ativamente no estabelecimento de políticas e no desenvolvimento de ações que os beneficiam. É por isso que o marketplace para associações faz tanto sentido.
A força e credibilidade de uma associação conhecida pelo público deve ser utilizada a favor de seus contribuintes. Isso é possível por meio de uma plataforma de marketplace. As entidades podem oferecer aos associados uma plataforma online para que eles façam o cadastro de seus produtos ou serviços e comecem a vender pela internet. A solução pode beneficiar pequenos e grandes comerciantes, além da própria Associação, que faz a gestão do portal.
2 – Pequenos Comerciantes
Comerciantes menores, nem sempre conhecidos fora de sua região de atuação, ganham visibilidade e a oportunidade de realizarem vendas por meio de uma plataforma online. Algo que muitos não poderiam fazer por conta própria.
Com um marketplace, eles têm acesso a uma tecnologia já pronta e fácil de usar, tornando o custo muito menor – caso quisessem abrir um e-commerce próprio. Boas plataformas já incluem dentro da mensalidade o gateway de pagamentos e taxas reduzidas, já que as Associações acabam ganhando o poder de barganha e negociação.
3 – Grandes Comerciantes
Os comerciantes maiores, que já possuem um e-commerce, ganham a oportunidade de ampliar as vendas com a inclusão de mais um canal. Assim como é vantajoso para uma marca estar presente em vários Shoppings Centers, por exemplo, no mundo online isso não é diferente. Quanto mais canais, maior a oportunidade de alcançar o consumidor.
4 – Shopping Centers
Marketplace shopping é uma tendência que cresce a cada dia, com muitas empresas do ramo crescendo de forma exponencial e grandes varejistas aderindo a este modelo de negócio. Com isso o shopping pode explorar o omnichannel e ferramentas como drive thru, cliente retira, entre outras oportunidades entrando assim definitivamente no ambiente digital.
Em todos esses grupo há a necessidade de um GESTOR do marketplace oferecendo a tecnologia e a estratégia de marketing além de participar das vendas recebendo um porcentual sobre as vendas. Esse dinheiro pode ser utilizado para investimentos na própria plataforma ou em divulgação do portal. Tudo isso deve estar na política comercial, que é definida no planejamento do projeto. O objetivo final é contribuir com o aumento das vendas.
Porém, tenha em mente que o novo portal exige o mesmo cuidado que um novo negócio precisa para ter sucesso: planejamento e gestão. O projeto depende do cuidado de um gestor para acompanhar seu desenvolvimento e ter certeza de que ele será bem sucedido
Se isso estiver nos planos, excelente! A implantação de um marketplace não é tão diferente de um shopping físico tradicional, que utiliza a força de sua marca para vender os produtos de seus lojistas. Por isso, para saber mais sobre de como montar o seu próprio marketplace clique aqui ou entre no site www.digitalseller.com.br ou mesmo entre em contato agora mesmo pelo nosso whatsaspp (71) 9 9683-0431 ou pelo email:comercial@digitalseller.com.br