Para configurar o SEO da loja na plataforma da Digital Seller primeiro precisamos definir o que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google por exemplo. Na plataforma da Digital Seller é possível criar elementos que atuam diretamente no SEO de sua pagina, tanto no produtos, quanto nos departamentos, marcas e blog. Veja todos eles abaixo:
- PRODUTO E DEPARTAMENTOS
- AVALIAÇÃO DO PRODUTO
- MARCAS
- BLOG
- DESTAQUE
- VÍDEO
- SITE MAP / SITE MAP XML
- GOOGLE ANALYTICS
- ROBOTS.TXT
NO PRODUTO E DEPARTAMENTOS:
Tanto no cadastro do produto quanto no cadastro dos departamento / categorias existem os campos abaixo para configuração do SEO da loja.
Meta Título do Documento (navegador)
Esse campo é obrigatório e deve ser usado para adequar o nome do produto no padrão do Google que exibe apenas 68 caracteres. Crie um novo título menor com até 68 caracteres que será aplicado no TITLE da página, que é a aba do navegador que conta muito como técnica de SEO.
Meta Descrição
É um resumo de 160 caracteres, geralmente 2 frases curtas ou 1 frase longa, no qual você fazer uma super síntese contendo as principais informações sobre aquele produto. Sempre que possível faça isso manualmente após cadastrar seus produtos.
Meta palavras-chave
Elas servem para descrever o conteúdo do seu site para os buscadores utilizando palavras correlacionadas, como o Google por exemplo. É nelas que você vai inserir as palavras chaves que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar.
Etiquetas
As tags são usadas na Digital Seller para ajudar a encontrar produtos pelo campo de busca do sistema. Muitas vezes você não consegue colocar algumas palavras-chave na descrição, então inclua nas tags. Visitantes vão pesquisar seus produtos com erro de português, pelo telefone da loja e até coisas que você nem imagina que procurariam. Eu recomendo que você analise o relatório de buscas pelo menos uma vez por mês e aplique as palavras-chaves buscadas nas tags de seus produtos na medida do possível e também aproveite para obter dicas de novos produtos para a sua loja virtual
Nome nos arquivos de imagens dos produtos
Além de cadastrar imagens de qualidade de 72 a 90 dpi’s e com tamanho mínimo (1080 px, 1080 px) tente colocar o nome do produto no arquivo das imagens antes de enviar para o sistema da loja virtual.
Produtos Relacionados e Semelhantes – Link interno
Produtos relacionados ajudam os visitantes a verem mais produtos interessantes ou similares ao produto que ele está vendo naquele momento (normalmente para fazer cross-sell ou upsell). Mas pelo ponto de vista de SEO para Ecommerce, que é o foco nesse artigo, o produto relacionado vai criar LINKS, aumentando assim a quantidade de links que o produto recebe dentro da própria loja.
O Link interno é um dos fatores analisados pelo Google, então, após cadastrar seus produtos, A Digital Seller possui um módulo que fazem isso automaticamente colocando produtos de mesma categoria pai como relacionado e mesma categoria filho como relacionados.
Produtos de compra conjunta ou mesmo composição podem ser configurados com as funções. Compre junto e composição de produtos dentro do cadastro de produto na aba vínculos. Veja imagem abaixo:
URL amigável
A Digital Seller cria automaticamente a url amigável do produto, que geralmente nada mais é do que o próprio nome do produto. Mas fique atento, elas não podem ser iguais não pode conter espaços, acentuações e toda palavra deve ser separada por traço – Ex: geladeira-brastemp-brm48nr-403-litros-inox
Muito importante: Não é possível ter 2 urls amigáveis iguais, isso vai implicar em erro na sua loja. Logo se você tem 2 produtos com o mesmo nome, as vezes por engano, ajuste e diferencie o nome deles.
Links por pagina
Cuidado com a quantidade excessiva de links no MENU (se possui muitas categorias, use um Filtro que vai ser melhor para a navegação.
Avaliações do produto – comentários de clientes
Os comentários enriquecem o conteúdo da página com informações únicas e também geram credibilidade para novos clientes que percebem que outras pessoas já compraram aquele produto na sua loja. Normalmente os clientes não vão avaliar os produtos que compram.
Na Digital Seller essa função é nativa e esta presente em todos os sites. Basta apenas habilitá-la. O cliente fará a avaliação que deverá sofrer analise e aprovação pela equipe da loja. Uma vez aprovado o comentário ele será exibido na tela do produto. Com a nota em forma de estrela aplicada pelo cliente.
Então você precisa estimular isso enviando emails que solicitam o cliente a enviar um feedback. Enviar cupons junto a este email é uma boa forma de estimular a participação dos clientes.
Marcas
Toda marca cadastrada na Digital Seller gera automaticamente uma URL amigável e um filtro de pesquisa na tela de categoria da loja ajudando no seu SEO.
Blog
O blog atrai tráfego para a loja online. Sendo largamente utilizado em técnicas de SEO. Uma vez que você investe em uma boa produção de conteúdo para o blog da empresa, ele ajudará a chamar a atenção das pessoas para a sua loja online.
Cadastrar um artigo na Digital Seller é bem simples. Basta ir na aba Marketing na opção Blog que aparecerá a tela abaixo onde são listados todos os artigos publicados. Para criar um artigo é só clicar no “+” no canto superior direito.
A tela de cadastro é bem intuitiva e simples. Veja imagem abaixo com todos os campos
Nome – Titulo do Artigo
Descrição – Conteúdo do artigo.
Meta Tags – Esse campo é obrigatório e deve ser usado para adequar o nome do produto no padrão do Google que exibe apenas 68 caracteres. Crie um novo título menor com até 68 caracteres que será aplicado no TITLE da página, que é a aba do navegador que conta muito como técnica de SEO.
Meta Tags Description – É um resumo de 160 caracteres, geralmente 2 frases curtas ou 1 frase longa, no qual você fazer uma super síntese contendo as principais informações sobre aquele produto. Sempre que possível faça isso manualmente após cadastrar seus produtos.
Meta Tag Keywords – Elas servem para descrever o conteúdo do seu site para os buscadores, como o Google por exemplo. É nelas que você vai inserir as palavras chaves que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar.
SEO Keywords – As tags são usadas na Digital Seller para ajudar a encontrar produtos pelo campo de busca do sistema. Muitas vezes você não consegue colocar algumas palavras-chave na descrição, então inclua nas tags. Se tratando de buscas na loja, já vi de tudo. Visitantes vão pesquisar seus produtos com erro de português, pelo telefone da loja e até coisas que você nem imagina que procurariam. Eu recomendo que você analise o relatório de buscas pelo menos uma vez por mês e aplique as palavras-chaves buscadas nas tags de seus produtos na medida do possível e também aproveite para obter dicas de novos produtos para a sua loja virtual
DESTAQUE
Este módulo é utilizado para criar agrupamentos de produtos com conteúdo mais especializado como por exemplo Artista de uma obra e todos os seus produtos ou super heróis ou ainda esporte e todos os seus produtos relacionados. Com essa ferramenta é possível criar um texto descritivo sobre aquele destaque e associar produtos a ele. Segue um exemplo onde aloja exibe todos os produtos do personagem Batman independente da categoria que eles pertencem. Além de um texto explicativo sobre o personagem.
VÍDEO
Este módulo possibilita a exibição de um vídeo publicado no youtube com produtos associados a ele. A inserção de links externos em publicações auxilia o site a ganhar posicionamento perante o Google quando a URL recomendada for direcionada para um conteúdo que possui uma boa qualificação no ranking desse site de busca.
SITEMAP XML
Esta função é automática e visa gerar o MAPA DE ENDEREÇOS do site para que o Google tenha essa relação e indexe todas as urls do site.
MAPA DO SITE
Esta função é automática e visa gerar o MAPA DE ENDEREÇOS do site para que o usuário tenha essa relação no rodapé do site. É sempre encontrada na url. /mapa-site
GOOGLE ANALYTICS
Este módulo é muito importante para cruzar os dados de vendas da loja virtual com os dados do Google Analytics. É fantástico ter os dados de vendas no Analytics para cruzar os dados e saber como essas vendas estão sendo geradas, entendendo mais do comportamento dos visitantes que compraram de fato em sua loja virtual.
ROBOTS.TXT
O Robots é um arquivo no qual os robôs de busca procuram instruções do tipo “não indexe o conteúdo X ou Z do meu site”. Normalmente a Digital Seller permite que os robôs indexem tudo que eles conseguirem encontrar como produtos, categorias, páginas de informação e etc.
Veja mais sobre nossas funções clicando aqui.
Dúvidas e/ou outras solicitações nos contate através do SAC.