Um clube de Pontos e/ou de vantagens, como o próprio nome já diz, traz muitos benefícios para quem compra. Mas também é bastante vantajoso para a empresas.
Na jornada do consumidor atual é preciso ir além da decisão da compra. Depois da conquista de clientes, as marcas enfrentam um desafio ainda mais importante que a venda: a etapa de fidelização. O clube de Pontos e/ou de vantagens aparece então como uma ótima forma de fidelizar clientes. Isso porque:
- Cria uma relação mais duradoura: quanto mais vantagens (valor agregado) o consumidor perceber no clube, mais motivos ele tem para continuar adquirindo seu produto ou serviço;
- Gera maior engajamento: além de o cliente continuar comprando, toda vez que ele aproveitar o clube de vantagens se lembrará da sua marca;
- Aumenta as indicações: sócios satisfeitos divulgam os benefícios a conhecidos, para que possam se beneficiar também, popularizando seu negócio;
- Facilita a atração: é possível atrair clientes por meio de outras empresas parceiras, já que a divulgação de uma fortalece todo o clube.
CONFIGURANDO O CLUBE DE PONTOS
Primeiro vamos entender como funciona o sistema de clube de pontos e/ou como alguns chamam clube de vantagens. O CLUBE DE PONTOS é um serviço de vantagens configurável nas lojas que usam a plataforma da Digital Seller. Os pontos são dados ao cliente à medida que ele finaliza suas compras na loja que habilitou essa função, ou seja, ao concluir o pedido ele ganha a soma dos pontos determinados pelo lojista para cada produto. E poderá usar para aquisição de outros produtos dentro da loja aumentando assim a fidelização dos clientes.
Importante: Antes de configurar essa função é muito importante observar a margem de lucro em cada produto para saber qual a proporção entre pontos ganhos e valor do produto em pontos para não ter prejuízos.
REGRAS DE GANHO DOS PONTOS
Cada ponto equivale a R$ 1,00 (um real) mantenha a mesma proporcionalidade para todos os produtos, pois o cliente pode trocar pontos por descontos em qualquer produto (caso não tenha pontos suficientes para adquirir o produto integralmente grátis).
Você pode definir que o cliente pode ganhar pontos na aquisição dos produtos, você pode dar 1 ponto de graça para o cliente, No exemplo abaixo o produto vale 20 pontos e a cada compra o cliente ganha 1 ponto. Sendo assim, o valor da peça é R$ 20,00 equivalente a 20 pontos, se o cliente compra esta peça ele acumula R$ 1,00 para a próxima compra, ou seja, 1 ponto.
ADICIONANDO PONTOS AO PRODUTO
Para adicionar pontos ao produtos, você precisa ir na tela do cadastro do produto, vá em Cadastros > Produtos > Listando Produto, ao editar um produto vá na aba de Pontos, aqui você vai definir a quantidade de pontos para comprar o produto e quantos pontos o cliente vai ganhar a cada compra. Você pode criar um novo grupo de clientes, para revendedores por exemplo e dar a eles mais pontos ou menos como achar melhor na sua estratégia de vendas.
QUANTIDADE DE PONTOS PARA COMPRAR O PRODUTO
PONTOS QUE O CLIENTE GANHARÁ COM A COMPRA
AUTORIZAR OS PONTOS AO CLIENTE
Para autorizar os pontos que o cliente ganhou na compra do produto, você precisa ir na tela de edição Vendas > Pedidos > Nº do pedido e basta clicar no “+” no canto superior direito.
COMO O CLIENTE FARÁ COMPRA UTILIZANDO OS PONTOS
É bem, simples primeiro o cliente deverá estar logado na loja e já ter adquirido produtos que gerem pontos em seu cadastro. Para verificar se o cliente possui pontos é só acessar o painel do cliente e na opção ACESSAR depois clicar em MINHA CONTA. Aparecerá a imagem abaixo:
Ao clicar na opção PONTOS será possível ver os pontos acumulados pelo cliente. Conforme imagem abaixo:
Quando o cliente quiser utilizar os pontos ele deverá verificar no site quais produtos podem ser adquiridos com pontos e efetuar a compra normalmente clicando no botão comprar. Veja imagem a seguir:
No carrinho o site indicará a quantidade de pontos que o cliente possui e a quantidade necessária para aquisição do produto. Tudo de forma simples e rápida.
O clube de assinantes deve fazer parte das suas ações de marketing. Afinal, que empresa não deseja ter uma relação mais duradoura com o público-alvo, maior engajamento, mais indicações e atrações e, por consequência, aumentar as vendas?