O que é um produto?
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Ter um cadastro adequado e uma estrutura mercadológica que reflita as necessidades do comprador é pilar básico para uma gestão eficaz e eficiente do sortimento. O cadastro do produto possui diversas etapas. Todas elas serão mostradas neste tópico.
Campos obrigatórios para o cadastro de um produto:
-Nome do produto*
-Nome marketplace*
-Meta título* -Modelo*
-Imagem quando se tem variação*
-Dimensões é importante por causa do teste(se for transportadora externa)
Lembrando que para o produto mostrar como disponível para compra no site, ele precisa ter *Preço de venda*.
- Padrão de Nomenclatura
O primeiro ponto é o padrão de nomenclatura. Devem-se seguir itens básicos, são eles:
- Não se deve abreviar;
- Deve-se acentuar corretamente;
- Ressaltar as características mais relevantes;
- Colocar a marca no final;
Seguindo a ordem:
Nome – Modelo – Principais características – Marca
Ex.: Controle para smartphone Ipega – PG9078 Joystick Wireless Bluetooth – Android – IOS – WIN – IPEGA
Itens importantes
1 – Usar formato jpg. Ele é mais comprimível facilitando as ações de buscar e navegação.
2 – Deve ter no no mínimo 72 dpi e no máximo 90 dpi. Objetivando ter um tamanho de arquivo pequeno. facilitando a abertura no site.
3 – O tamanho deve ter no mínimo 1080 pixcels de altura e/ou largura. Garantindo a sua qualidade na abertura bem como exibição em sites de busca. Importante nao passar de 2000 pixcels para a imagem não ficar muito pesada dificultando a abertura.
Buscando Produtos
É possível buscar os produtos de diversas formas.
Selecione a forma desejada e clique em filtrar no canto inferior direito. A lista aparecerá conforme imagem abaixo:
Obs.: A margem exibida aqui depende dos custos cadastrados na configuração da loja.
Cadastrando
Clique no “+” no canto superior esquerdo e aparecerá a tela abaixo com diversas abas necessárias para o cadastro no site.
A – GERAL
Produto – Campo que será definido o nome do item.
Nome marketplace – Como o produto irá ser nomeado no marketplace.
Descrição – Texto com características e vantagens sobre o produto.
Descrição resumida – Um breve texto sobre o produto que irá aparecer na aba Descrição abaixo das imagens do produto.
Descrição resumida topo – Uma breve descrição sobre o produto, esta fica abaixo do titulo do produto.
Descrição resumida base – Uma breve descrição sobre o produto que ira aparecer acima das abas a respeito do mesmo.
Descrição marketplace – Um breve texto sobre o produto.
Sobre o destaque – Campo que seleciona se o produto pertence a algum destaque ou não.
Meta título – É um dos itens que mais influenciam o posicionamento no Google. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparentes estiverem relacionados à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o buscador. O Título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca.
Meta descrição – Definimos em SEO, que a meta descrição é uma tag de marcação onde o webmaster indica à ferramenta de busca um “mini resumo” sobre a página.
Meta palavras-chave – Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto, identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave.
Etiquetas – Marcação para agrupamento e melhor identificação.
Descrição Estoque Indisponível – Descrição que aparecerá quando o item desejado estiver indisponível.
B – DADOS
SKU – Crossdocking – Método de distribuição.
Valor do Frete – Campo que define o preço do transporte do produto.
Estoque físico – Quantos produtos ainda restam no estoque.
Reserva – Quantos produtos têm para reposição.
Estoque mínimo – Definição do menor valor para o estoque de um produto no site.
Saldo estoque – Quantos produtos vocês possuem em mãos.
Adicional na expedição – Quanto será adicionado a cada dia de entrega.
Mínimo por venda – Quantos produtos devem ser necessários no carrinho para a venda ser realizada.
Reduzir estoque – Diminuir estoque cada vez que ele é comprado.
Precisa de frete – Se o item precisa de transporte.
URL Amigável – Endereço de fácil identificação.
Disponível a partir de – Data para que o item entre em venda.
Posição – Posição do item no departamento.
C – ESTOQUE
Encomenda – Habilitar ou desabilitar a venda dele, mesmo que não possua estoque até o limite definido. A venda sob encomenda é uma funcionalidade que permite que o lojista identifique quais produtos estão em produção constante e possuem garantia de ter um novo estoque em breve.
Quantidade por encomenda – Quantidade máxima possível para vendas por encomenda.
Estoque físico – O estoque físico é a quantidade de produtos que a empresa dispõe fisicamente.
Reserva – Quantidade de materiais para reabastecimento que a loja possui. O saldo de estoque disponível para venda é dada pela fórmula Estoque físico – Reserva – Estoque mínimo. Sempre a reserva subtrai da quantidade física. Por exemplo, se o produto tem 10 no físico, 2 na reserva e 5 no estoque mínimo, logo, o saldo disponível é de 3.
Estoque mínimo – Corresponde à quantidade mínima de mercadorias que deve ser mantida pela loja para evitar tanto o desabastecimento quanto o excesso de itens estocados. Ou seja, considera a situação da venda que você escolher, para retirar a quantia do item do saldo atual de estoque.
Saldo estoque – É a quantidade de produtos que estão disponíveis para serem vendidos.
Mínimo por venda – Quantidade mínima permitida para que a venda seja realizada.
Reduzir estoque? – Ativar ou desativar a redução do estoque após uma venda.
Se esgotado – Situação do produto quando está fora de estoque.
D – PREÇO
Preço de custo – Preço que a loja adquire aquele item.
Preço de venda – Preço em que a loja irá vender o produto no seu catálogo.
Exibir como orçamento – Campo que define se exibirá o item cadastrado como orçamento ou não.
Markup venda – Adicional sobre o valor de venda do produto, por exemplo: preço de venda x 1,1.
E – DIMENSÕES
Dimensões EMBALAGEM C x L x A – Medidas da embalagem.
Unidade de medida – Unidade de medida específica para a embalagem de envio.
Peso (Embalagem + Produto) – Equivale ao peso aproximado do produto embalado para entrega.
Unidade de peso – Unidade de medida específica para as tratativas das dimensões do produto na entrega.
F – ENTREGA
Valor do frete – Valor do envio do item.
Adicional na expedição – Quantos dias adicionais à entrega.
Grupo de impostos – Grupos de códigos de imposto associados a clientes e fornecedores.
Precisa de frete? – Campo para definir se o produto necessita de frete ou não.
Frete Grátis? – Campo para definir se esse frete será grátis ou pago.
G – VÍNCULOS
Marca – Marca do item.
Seller – Caso o usuário logado seja um vendedor de marketplace, será gravada, automaticamente, a loja (parceiro) vinculada. Portanto, para esse tipo de usuário, este campo é bloqueado.
Departamentos – Vincular uma categoria para este produto.
Destaques – Vincular o produto aos destaques existentes.
Filtros – Campo para definir o(s) filtro(s) a que o produto estará associado.
Facebook Catálogo – Se o catálogo está habilitado ou não, por padrão já vem habilitado.
Shopping Feed – Se o catálogo está habilitado ou não no Shopping do google.
Categoria do Google Shopping – Campo para cadastrar o código da taxonomia daquele item. OBS: Logo abaixo deste campo, tem um link para uma página com todos os códigos de taxonomia, caso o usuário precise.
Loja – Loja a qual este item será associado. Caso tenha apenas uma, mantenha em “Padrão”.
Downloads – Caso este produto esteja associado a algum download, é neste campo que será informado.
Produtos composição – Produtos que formarão um kit com o respectivo.
Produtos compre junto – Sugestões de produtos para comprar junto ao atual. Ex.: Junto a um tênis, compre uma meia.
OBS.: O Produto pode pertencer a diversos departamentos. Selecione todos os que desejar. Selecione sempre o ultimo nível em que ele pertence.
Categoria acessório – Produtos que serão exibidos como acessório.
Categoria sugestão – Produtos que serão exibidos como sugestão.
Antes de tudo, devemos ter em mente que um produto com variação alternativa, não pode ter variação comum.
Seleção múltipla de produtos alternativos – Em seleção múltipla de produtos alternativos, você irá definir qual o produto está vinculado à ele como uma variação.
Variação de produto alternativo – No campo Variação produto alternativo, você irá definir a variação do produto em que está cadastrando.
Atenção! Os campos abaixo (“Aplicação universal”, “Veículo” e “Pneu”) apenas servem para e-commerce do nicho de autopeças!
Aplicação universal – Aplicação universal em todos os veículos, sem a necessidade de informar para quais modelos o produto serve.
Veículo – Caso a aplicação não seja universal, defina o(s) veículo(s) em que este produto seja utilizável.
Pneu – Pneu vinculado ao produto.
H – MARKETPLACE
Conectado ao marketplace? – Se sim, permite o envio dos dados do produto por integração para o hub de marketplace. Caso esteja marcado com SIM e o campo abaixo HABILITADO marcado como NÃO, vai enviar o produto para a ANYMARKET como estoque ZERO, afim de não permitir venda!
Habilitado? – Se sim, habilita o produto no hub de marketplace.
Preço no marketplace – Preço que será enviado ao marketplace. Quando não preenchido, irá o preço cadastrado na aba “Preço” ou promoção vigente.
Cálculo de Preço – Tipo do cálculo de preço que será integrado. Válido apenas para o hub anymarket.
Código único marketplace – Código único do registro gerado automaticamente pelo hub de marketplace pela integração(Por padrão o campo fica desabilitado e já preenchido)
Log HUB marketplace – Log em JSON das últimas integrações do hub de marketplace.
I – CARACTERISTICAS
Defina aqui as dimensões e peso dos produtos fora da caixa, tamanho, cor, etc. Utilize as características já cadastradas.
J – VARIAÇÕES
Aqui deverão ser indicadas todas as variações possíveis do produto. Cores diferentes, Voltagem diferente, etc.
Obrigatório – SIM/NÃO
SKU – E-Commerce – Código de identificação do produto no e-commerce.
Valor (Nome) – Nome da variação.
Saldo estoque – Saldo disponível do estoque daquela variação.
Reduzir estoque – Caso seja realizada uma compra do produto, selecione se deseja reduzir a quantidade equivalente à compra no estoque do seu produto.
SKU ERP – Trata-se de um código identificador único de um produto, e é utilizado para controle do estoque no ERP.
EAN – Código de barras definido no padrão europeu.
PREÇO DE VENDA – Preço em que aquela variação será vendida.
PONTOS – Quantos pontos a compra desta variação específica irá conceder ao usuário, caso o sistema de pontos esteja cadastrado.
PESO (Embalagem + Produto) – Peso em gramas da embalagem junto com o produto (se houver entrega).
OBS.: Quando o produto compuser um KIT, não devem existir variações cadastradas nele, pois na hora que o cliente escolhe o kit, a variação não é solicitada. Um produto que é kit, tem outros dois produtos vinculados e esses dois produtos não podem ter variação, tem que ser produto final.
Ex.: Se o produto for da cor “X” e outro da cor “Y”, o produto final da cor “X” deve estar vinculado ao kit
K – Multi Variações
As multi variações são combinações de variações. Na Digital Seller você pode definir elas manualmente ou adicionar todas as multi variações possíveis.
L – ASSINATURAS
Com a assinatura já configurada, neste campo você escolhe qual o serviço que irá oferecer naquele produto.
Tipos de assinatura – Serviço que será oferecido a aquele produto.
Tipo de cliente – Tipo de cliente que a assinatura será válida.
M – ATACADO
Nesta área se define o valor para vendas em atacado do produto caso seja necessário. Deve-se definir a quantidade mínima para venda e o valor do produto. Se for digitada a vigência ele assumirá esse prazo. Caso não seja digitado o valor ficará vigente indefinidamente.
Tipo de cliente – Tipo de cliente que a oferta em atacado será válida.
Saldo estoque – Saldo no estoque da loja para atacado.
Prioridade – Prioridade daquela oferta para atacado.
Preço de venda – Preço de venda do produto, enquanto atacado.
Data inicial – Data inicial da oferta.
Data final – Data final da oferta.
N – PROMOÇÕES
Nesta área se define o valor promocional do produto caso seja necessário. Se for digitada a vigência ele assumirá esse prazo. Caso nada seja digitado, o valor ficará vigente indefinidamente.
Tipo de cliente – Tipo de cliente que a promoção será válida.
Prioridade – Prioridade da promoção.
Preço de venda – Preço de venda do produto enquanto promocional.
Data inicial – Data inicial da promoção.
Data final – Data final da promoção.
O – IMAGENS
Imagem principal – Será a imagem que aparecerá em uma primeira vista em qualquer caso, seja vitrine ou página do produto.
Imagem de rollover – Imagem que será exibida quando o usuário passar o mouse por cima.
Imagem de shopping – Imagem que aparecerá nos catálogos dos shoppings virtuais, por exemplo, Google Shopping e Instagram Shopping. IMPORTANTE: Para a imagem integrar com o Google Shopping, ela DEVE ter o fundo branco, quando não preenchida, será enviado imagem principal do produto
Imagens adicionais – Caso deseje mais imagens sobre o seu produto, faça o cadastro neste campo e defina a sua posição. Se for uma imagem sobre alguma variação de cor, deve informar no campo “Cores”.