Começar um negócio na internet é uma tarefa difícil. À primeira vista, pode parecer que basta colocar seus produtos à venda na internet e pronto, as vendas irão acontecer e por consequência os lucros virão. A realidade é que é preciso mais do que isso para se ter uma loja online ter sucesso. Assim como nas lojas físicas, no comércio eletrônico também é preciso “ser visto” ou seja ser visitado pelos clientes. Uma boa solução para essa questão é vender seus produtos nos marketplaces, sobretudo, para os pequenos sites de vendas que querem começar suas atividades online. Neste artigo abordaremos as vantagens de vender em um marketplace
Hoje no Brasil existem vários marketplaces à disposição dos lojistas, os principais são: Amazon; Submarino; Americanas; Mercado Livre, Casas Bahia, Ponto Frio, Wallmart, Magazine Luiza, Dafite, Netshoes, Guia Musa, Baianão, etc.
Objetivando ajudar com esse importante tema listamos algumas vantagens que podem impactar positivamente no negócio de quem está pensando em vender através de um marketplace.
Segue as 9 vantagens de vender em marketplace
1) Branding
Atrelar sua marca a grandes varejista pode torná-la mais conhecida, desejada e positiva na mente dos seus consumidores.
2) Baixo investimento
Menor investimento inicial para criar seu e-commerce. Será necessário apenas negociar a comissão com o marketplace e pronto. Já pode começar a vender. Sendo assim é rápido, fácil e seguro.
3) Alto retorno
A margem de lucro pode ser alta se os custos operacionais forem bem otimizados. Haja vista, que é possível operar sem grandes espaços e/ou equipes.
4) Aumento das vendas
Dependendo das estratégias é possível gerar maior número de visitantes no seu próprio site, consequentemente as vendas irão aumentar. Por isso esteja preparado para que tudo saia conforme o planejado.
5) Relevância SEO
A loja ganhará mais visibilidade e será mais procurada. Com isso ajudará a aumentar o rank e a relevância da loja junto aos sites de busca.
6) Diversificação de clientes e mix de produtos
Novos oportunidades irão aparecer. fazendo com que o lojista possa ampliar seu mix de produtos.
7) Crescimento de negócio de nicho
O marketplace pode representar uma oportunidade diferente para cada tipo de negócio. O lojista terá a oportunidade de ampliar seu portfólio de vendas, além de ter uma mídia de alto alcance, podendo aumentar o sortimento dos seus produtos e, consequentemente, o seu faturamento. Dessa forma uma gama de clientes maior e diferenciada aparecerá e será possível apostar em novos produtos e resultar em novos nichos, fazendo a loja se destacar ainda mais.
8) Campanhas de marketing
É possível participação em grandes campanhas de marketing criadas e gerenciadas pelo próprio marketplace sem nenhum investimento.
9) Audiência / Visibilidade
Os produtos estarão nas “vitrines” dos maiores shopping centers virtuais brasileiros possibilitando não só a geração de tráfego “audiência” aos seus produtos mas também gera a possibilidade de acesso ao seu site e sua marca. Como conclusão pode dizer que ter seus produtos em grandes sites do mercado de e-commerce nacional, visitados por milhares de consumidores todos os dias seguramente é uma grande vantagem.
Sendo assim podemos dizer que o marketplace é uma grande alternativa para alavancar suas vendas e consolidar seu projeto de ecommerce. Para isso é importante selecionar uma plataforma sólida e madura como a da Digital Seller.