Diversas tecnológicas para um ecommerce vem se demonstrando eficientes. Em 2020, sobretudo impulsionado pela pandemia, o e-commerce tem crescido de forma acelerada. Há boas chances de em 2020 o comércio online global representar acima dos 50% das vendas. Ou seja, do total de compras no varejo, a maioria deve acontecer online, por meio de sites e aplicativos de lojas.
O faturamento deve se manter acima dos dois dígitos, o que é um indicativo excelente da expansão dos negócios. Com tantas expectativas, a inovação no setor não para. Há sempre novas tendências de tecnologia para e-commerce movimentando o mundo do consumo. Vamos conhecer algumas novidades e entender por que elas serão cada vez mais imprescindíveis para o sucesso da sua loja virtual!
1 – Cross-docking e Dropshipping
Cross-docking ou crossdocking é o processo de distribuição sem estocagem prévia de mercadorias na loja vendedora. O produto permanece no armazém do fornecedor até sua venda. A loja só recebe o produto do fornecedor assim que concretiza uma venda em sua loja. Uma vez recebido o item, é feito o packing (embalagem) e a postagem para o consumidor final.
Esse modelo tem como objetivo reduzir o tempo de estocagem e o volume de armazenamento, agilizando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.
Dropshipping ou Drop shipping é um sistema de venda de produtos sem estocagem na loja. O vendedor recebe os pedidos (vendas) em sua loja e os reenvia ao fornecedor, que realiza a separação e postagem do item diretamente para consumidor final.
Nesse modelo a loja não participa do fluxo logístico do produto. O lucro é obtido por meio da diferença de preço que a loja pagou ao fornecedor e aquele que foi cobrado do cliente.
2 – Mobile first
Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis.
Segundo a Mobile Time/Opinion Box, Em quatro anos, a proporção de internautas brasileiros que já usam o comércio móvel passou de 41% para 85%. Ou seja, a proporção de “consumidores móveis” mais que dobrou, com um ganho de 44 pontos percentuais. E não estamos falando apenas de um número maior de novos clientes. O uso recorrente do m-commerce também cresce. 77% dos consumidores móveis afirmam que hoje fazem mais compras pelo celular do que seis meses atrás.
Na Digital Seller todas as lojas de ecommerce são projetadas com base nesse principio. Resultando em uma excelente performance de navegação dos lojistas.
3 – Plataformas omnichannel
Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico
4 — Chatbots e inteligência artificial
O Chatbot é seguramente uma das mais promissoras aplicações da inteligência artificial. Trata-se de um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”. Assim, é possível otimizar a necessidade de operadores humanos, justamente para atender os casos críticos em que o chatbot não consegue avançar em termos de capacidade de entendimento ou resposta.
5 — Pesquisa por voz
A comunicação por inteligência artificial deverá ser baseada em pesquisa por voz, recurso cada vez mais presente em aplicações da internet. É como se o seu assistente pessoal do Google estivesse integrado ao seu e-commerce de preferência, agilizando todo o processo de compra.
6 — Blockchain
O blockchain, do inglês “encadeamento de dados”, é um banco de dados distribuído dos registros de todas as transações ou eventos digitais que foram executados e compartilhados entre as partes participantes. É como se fosse um livro contábil, no qual cada uma das interações registradas é verificada e aprovada por consenso pela maioria dos participantes do sistema. Como existem milhares de pessoas olhando os registros das transações, é muito difícil para os criminosos encontrarem caminhos viáveis para burlar o blockchain. Assim, torna-se um importante aliado das operações de e-commerce, já que resolve vários desafios relacionados à segurança digital. Afinal, são os dados pessoais e o número do cartão de crédito do cliente que estão em trânsito.
7 — Big Data
Na era da informação, a gestão de dados não é uma atividade qualquer para empresas e governos — trata-se de uma questão de sobrevivência. Negócios digitais precisam ser capazes de extrair conhecimento relevante de um grande volume de informações, o que garantirá sempre mais vendas, serviços eficientes, redução de custos e clientes satisfeitos. E como se extrai informação e conhecimento de dados? Implantando projetos de Big Data. Eles consideram que o volume de informação do mundo cresceu tanto que a quantidade examinada já não cabe na memória de processamento dos computadores. Por isso, os engenheiros tiveram de aprimorar os instrumentos de análise. Nesse sentido, a era do Big Data desafia a maneira como vivemos e interagimos com o mundo. Quanto maior o volume de dados captado dos seus clientes e leads, mais eficiente será a base de conhecimento que dará suporte à comunicação inteligente em seus canais digitais, especialmente na sua plataforma de e-commerce.