Começar um negócio na internet é uma tarefa difícil. À primeira vista, pode parecer que basta colocar seus produtos à venda na internet e pronto, as vendas irão acontecer e por consequência os lucros virão. A realidade é que é preciso mais do que isso para se ter uma loja online ter sucesso. Assim como nas lojas físicas, no comércio eletrônico também é preciso “ser visto” ou seja ser visitado pelos clientes. Uma boa solução para essa questão é vender seus produtos nos marketplaces, sobretudo, para os pequenos sites de vendas que querem começar suas atividades online.

Hoje no Brasil existem vários marketplaces à disposição dos lojistas, os principais são: Amazon; Submarino; Americanas; Mercado Livre, Casas Bahia, Ponto Frio, Wallmart, Magazine Luiza, Dafite, Netshoes, etc.

Objetivando ajudar com esse importante tema listamos algumas vantagens que podem impactar positivamente no negócio de quem está pensando em vender através de um marketplace.

1) Branding

Atrelar sua marca a grandes varejista pode torná-la mais conhecida, desejada e positiva na mente dos seus consumidores.

2) Baixo investimento

Menor investimento inicial para criar seu e-commerce. Será necessário apenas negociar a comissão com o marketplace e pronto. Já pode começar a vender.

3) Alto retorno

A margem de lucro pode ser alta se os custos operacionais forem bem otimizados. Haja vista, que é possível operar sem grandes espaços e/ou equipes.

4) Aumento das vendas

Dependendo das estratégias é possível gerar maior número de visitantes no seu próprio site, consequentemente as vendas irão aumentar.

5) Relevância SEO

A loja ganhará mais visibilidade e será mais procurada. Isso ajudará a aumentar o rank e a relevância da loja junto aos sites de busca.

6) Diversificação de clientes e mix de produtos

Novos oportunidades irão aparecer. fazendo com que o lojista possa ampliar seu mix de produtos.

7) Crescimento de negócio de nicho

Com uma gama de clientes maior e diferenciada, a aposta em novos produtos poderá resultar em novos nichos, fazendo a loja se destacar ainda mais.

O marketplace pode representar uma oportunidade diferente para cada tipo de negócio. O lojista terá a oportunidade de ampliar seu portfólio de vendas, além de ter uma mídia de alto alcance, podendo aumentar o sortimento dos seus produtos e, consequentemente, o seu faturamento.

8) Campanhas de marketing

É possível participação em grandes campanhas de marketing criadas e gerenciadas pelo próprio marketplace sem nenhum investimento.

9) Audiência / Visibilidade

Ter seus produtos em grandes sites do mercado de e-commerce nacional, visitados por milhares de consumidores todos os dias seguramente é uma grande vantagem. Os produtos estarão nas “vitrines” dos maiores shopping centers virtuais brasileiros possibilitando não só a geração de tráfego “audiência” aos seus produtos mas também gera a possibilidade de acesso ao seu site e sua marca.