O Google Shopping é um serviço do Google que permite aos usuários procurarem por produtos em sites de compras online e comparar os preços entre os diferentes fornecedores via buscador do próprio Google, melhorando na praticidade de encontrar os produtos. Para vender no Google Shopping, é preciso utilizar e fazer alguns processos no Google Merchant Center. Veja como é fácil:
Configurando a conta
Para começar a configurar sua conta, é só clicar neste link e quando a página abrir, clicar em “Primeiros passos”.
Após clicar em “Primeiros passos”, você terá de fazer algumas configurações da empresa, como o nome, o país de origem e o fuso horário em que ela trabalha. Ainda assim, você tem a opção de editar as informações comerciais mais tarde.
O próximo passo é selecionar onde você deseja que os clientes finalizem a compra. Em ambos os modelos, tanto no site, quanto na loja física, possuem modelos de como eles serão indicados no Google Shopping, à direita.
Agora é só marcar os termos de serviço e clicar em “Criar conta”.
Configurações opcionais
Após clicar em “Criar conta”, surgirá esta tela com as opções “Continuar” e “Mais tarde”. Caso deseje clicar em continuar, é aberta uma tela de configurações opcionais de frete, tributo e comerciais, porém não é um ponto obrigatório.
Caso opte por “Mais tarde” ou terminada esta configuração, vamos ao próximo passo.
Reivindicando e verificando seu site
Antes de realizar o upload dos produtos para a plataforma, é necessário conectar o domínio da sua loja à sua conta, para o Google confirmar que o endereço pertence a você. Ao verificar um site, você informa ao Google que ele é de sua propriedade e consegue conectá-lo ao Google Merchant Center. Para fazer esse procedimento, é muito simples, veja: