O ERP, Gestão de Recursos Empresariais ou do inglês “enterprise resource planning”, é peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio e sobretudo em lojas virtuais. Esse sistema é um dos pilares de uma loja virtual e será responsável por toda a gestão do seu e-commerce desde o controle de estoque até a emissão de notas fiscais.
Quando se fala de gestão da loja, o conceito é bastante abrangente, portanto vamos tentar listar as principais funções do de ERP para identificar exatamente quais são suas obrigações. Segue abaixo:
- Compras: oferece recursos para gestão das compras de produtos, identificando quais são os produtos com maior giro (curva ABC), quais são os fornecedores que atendem no período desejado, automatizando ordens de compra entre outras funcionalidades.
- Controladoria: administração dos recebíveis e dos custos da empresa, realizar inventário de estoques, ratear centros de custos diretos e indiretos, assim como geração de relatórios.
- CRM: do inglês customer relationship manager, o CRM nos traz uma visão unificada do cliente, seus pedidos, itens comprados, tempo médio de compras, endereços e toda informação que ajude a conhecer mais a respeito do cliente.
- Faturamento: realizar emissões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e os demais processos relacionados ao faturamento.
- Financeiro: gestão do contas a pagar e a receber, principalmente quando falamos de boletos e de parcelamento no cartão, a conciliação.
- Fiscal: gerenciamento do pagamento de impostos, realizar a apuração de ICMS, IPI e gerar o arquivo Sped.
- Logística: permite criar inventários de estoque, controlar envios de mercadorias e realizar a logística reversa, além de todo o processo de controle e automação dos processos dentro do armazém.
- SAC: atendimento em geral ao cliente.
- Recursos Humanos: folha salarial, cargos e salários e benefícios.
A Digital Seller possui mais de 50 INTEGRAÇÕES com as melhores aplicações, em um ambiente ROBUSTO e OMNICHANNEL para sua loja focar em vendas e facilitar sua operação. Todas as ferramentas, rotinas, e protocolos da plataforma podem ser customizados para acompanhar as especificações do seu projeto. Existe integração com diversos ERPs do mercado. Tudo para o seu site integrar facilmente o estoque, preço, pedido, nota fiscal e o cliente. Veja a lista dos ERP’s que atualmente fazem parte do ecossistema da Digital Seller:
– Genius
E qual o Papel da Plataforma de Ecommerce junto ao ERP ?
A plataforma de e-commerce funciona como uma frente de loja cujo principal objetivo é vender. Então, podemos dizer que a plataforma é um grande vendedor. Portanto, tudo que acontece durante o processo de venda é do cliente é de responsabilidade do site de ecommerce e tudo que acontece depois do cliente finalizar a compra, é de responsabilidade do ERP.
Portanto, sempre que uma loja virtual for iniciada, é fundamental utilizar um ERP integrado com a plataforma de ecommerce para automatizar algumas tarefas, assim como organizar algumas informações. Sem um sistema de gestão, seja ele qual for, podemos dizer que a loja é um barco a deriva, sem poder definir seu rumo para navegar. Além de você não ter informações relevantes, você terá todo o processo manual. Quando a plataforma de e-commerce é integrada com um sistema de ERP, a sua loja virtual pode desfrutar de muitos benefícios. Conheça alguns dos principais:
- reduz o índice de falhas humanas nos processos, uma vez que o registro de dados é realizado apenas uma vez e em um único local;
- reduz o tempo de execução do trabalho pela automação agregada a diversas funções;
- simplifica e sincroniza as informações e operações de controle de estoque, dando informações sempre atualizadas e mais precisas com relação às quantidades disponíveis;
- diminui a necessidade de mão de obra contratada;
- notifica automaticamente os clientes quando as encomendas forem faturadas e enviadas e possibilita o acompanhamento com monitoramento em tempo real do status de entrega;
- simplifica e padroniza das tarefas de alterações de preços, tornando-as ágeis e menos trabalhosas;
- promove ganho de flexibilidade para adicionar e sem perder eficiência operacional;
- ajuda os gestores a cumprirem com as obrigações fiscais em conformidade com a lei e reduz a exposição aos riscos;
- atende ao aumento da demanda online sem precisar investir em recursos extras;
- fornece uma visão global e em tempo real sobre o negócio, facilitando a rápida identificação de falhas e as ações de correção;
- automatiza as principais operações de negócios, como os processos de pagamento, cálculos de frete, entrega etc;
- melhora o atendimento ao cliente, interligando todas as informações de compras às estratégias de relacionamento;
- permite que gestores e colaboradores tenham acesso a informações mais precisas, o que lhes possibilita tomar as melhores decisões;
- elimina processos e sistemas redundantes, diminuindo drasticamente os custos do negócio.